Live: A Autópsia de uma Fake News

“Análise do Discurso – A Autópsia de uma Fake News”

Será o Tema de nossa Clue Live Class 42
Será transmitida pelo Instagram amanhã às 20:00

Com a crise política e a forte polarização que surgiram em diversos países, tanto no Ocidente quanto no Oriente, as redes sociais e os aplicativos mensageiros se tornaram enormes desafios no tocante ao combate às Fake News. O fenômeno das notícias mentirosas, estratégica antiga, mas que se popularizou após as eleições presidenciais de 2016 nos EUA, fez propagar uma guerra de informações que, segundo especialistas, pode ter afetado os resultados de plebiscitos na Europa, como o do Brexit e da Independência da Catalunha, as eleições na Alemanha, Itália, Reino Unido, entre outros.

Do ponto de vista discursivo, pode-se partir da noção de poder que os discursos têm de interferir em ações e eventos. E, certamente, este poder que reside no discurso também é do interesse daqueles que detém o discurso do poder. Ou seja, nesta live, faremos uma autópsia das fake news, buscando debater como ela vem sendo usada como fenômeno político para alcançar objetivos que sejam instaurar o poder, sustentar o poder ou superar o poder instituído. Fenômenos como terraplanismo, destruição de reputações, desinformação criminosa contra a saúde pública entre outros têm sido explorados por meio de tentativas do controle da narrativa, tendo como alvos preferenciais a Ciência, a Imprensa e as Instituições Democráticas.
Convidamos, assim, a todos, para assistirem esta nossa conversa no Clue-Lab entre o Prof. David Leucas e o Prof. Leonardo Vichi (@leoperinvichi) em que destrincharemos e analisaremos o funcionamento das Fake News nas espaço cibernético.

Deixe uma resposta