logo

26/10 – Palestra Guerra Cibernética – INFNET

publicado em:8/10/18 1:38 AM por: Leonardo Vichi DestaquesEventos

GUERRA CIBERNÉTICA NO BRASIL
Da Securitização do Ciberespaço Brasileiro ao Comando de Defesa Cibernética:
Como o Brasil está se preparando para um cenário de Guerra Cibernética.

Por: Prof. Dr. Leonardo Perin Vichi e Prof. Mestrando Breno Pauli

Distinto dos tradicionais domínios de terra, ar e mar, a natureza interconectada do ciberespaço desafia concepções clássicas de territorialidade e serve como palco para novas e velhas ameaças no contexto internacional. Com os conflitos de Quarta Geração e com as dinâmicas impostas pela tendência das Guerras Irregulares, o aumento do poder cibernético de atores estatais e não-estatais lança desafios novos à proteção das Infraestruturas Críticas Nacionais e no preparo e prontidão do Sistema Militar de Defesa Cibernética.

Eventos recentes como o vírus Stuxnet, o ransomware WannaCry, o monitoramento das comunicações de indivíduos por agências de inteligência e a suspeita de interferência russa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016, nos plebiscitos do Brexit e da Independência da Catalunha colocam em voga o tema da Defesa Cibernética. Esta nova realidade ilustra como a sociedade de hoje está criticamente inserida e dinamicamente vulnerável dentro do domínio cibernético. Diante deste contexto, emanam desafios técnicos, operacionais e estratégicos para diferentes áreas do conhecimento.

No Brasil, o nível de informatização dos ativos das Infraestruturas Críticas Nacionais oferece riscos e vulnerabilidades a ataques cibernéticos. Os sistemas que cuidam das infraestruturas hídrica, energética, de transportes, financeira e de telecomunicações estão, em grande parte, nas mãos de empresas privadas, de forma que a falta de centralização na definição de protocolos de segurança e a falta de políticas conjuntas estabelecem brechas que permitem a perpetração de ataques que podem paralisar os serviços básicos do país.

Nesta palestra abordaremos as vulnerabilidades exploradas, os flancos abertos para eventuais ataques e como o Sistema Militar de Defesa Cibernética do Brasil atua, por meio de seus guerreiros cibernéticos, para mitigar riscos de ataques e aumentar a resiliência de nossas Infraestruturas Críticas Nacionais.

Local: Instituto INFNET
Data: 26/10/2018
Hora: 18h
Endereço: R. São José, 90 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Como Chegar:



A última modificação foi feita em:outubro 9th, 2018 as 19:01