logo

Palestra no Colóquio de Segurança Marítima da Escola de Guerra Naval

publicado em:28/02/19 10:33 PM por: Leonardo Vichi DestaquesEventos

Apresentando a palestra “Sistemas de Geoinformação: Universos Conceituais para a implementação de representações computacionais do Espaço Geográfico” no Colóquio de Segurança Marítima da Escola de Guerra Naval. Escola de Guerra Naval.

Resumo:

Toda e qualquer informação que possa ser espacializada, ou seja, que traz vínculos geográficos que permitam reconhecer sua localização é Geoinformação. O uso de Sistemas de Informação Geográfica tem se tornado cada vez mais frequente entre pesquisadores e cientistas dos mais diversos campos. Desta forma, o Geoprocessamento, dado seu papel como Tecnologia Interdisciplinar, oferece a possibilidade de convergência de diferentes cenários conceituais para o estudo dentro de diferentes disciplinas do conhecimento.

Contudo, os cientistas que empregam Sistemas de Geoinformação em suas pesquisas lidam com um problema conceitual que estes sistemas apresentam ao reduzir conceitos complexos de cada área do saber a simples algoritmos e estruturas de dados. Estes conceitos precisam ser transformados em representações computacionais “que sejam adequadas para capturar a semântica de seu domínio de aplicação” (CÂMARA, 2001, p. 23)

Esta palestra visa apresentar os conceitos básicos do Geoprocessamento por meio de representações computacionais do espaço dentro do “Paradigma dos Quatro Universos”: o universo do mundo real; o universo do mundo matemático (conceitual); o universo de representação e o universo de implementação (GOMES & VELHO, 1995.). A partir deste panorama conceitual se buscará mostrar as alternativas existentes para a representação computacional de dados geográficos por meio de modelagem de aplicações complexas que incluam relacionamentos entre diferentes tipos de dados.

CÂMARA, Gilberto & MONTEIRO, Antônio Miguel V. Fundamentos de Geoprocessamento. São José dos Campos: IMPA, 2001.

GOMES, J. M. & VELHO, L. Computação Visual. Rio de Janeiro: SBM, 1995.

Palavras-chave: Geoinformação; Tecnologia da Informação; Geoprocessamento.



A última modificação foi feita em:março 5th, 2019 as 08:38