logo

Livros

Nesta obra, uma face pouco conhecida do famoso reformador do cristianismo é desvelada, a de mentor espiritual das perseguições aos judeus na Europa Ocidental. Uma profunda análise de sua teologia, seus discursos, e seus panfletos, como “Os Judeus e Suas Mentiras”, retrata os tons de ódio, intolerância e medo que Martinho Lutero manifestou contra os judeus durante sua vida e que deixou registrado em seu legado, notado até mesmo na Solução Final dada pelos nazistas aos judeus durante a II Guerra Mundial.

Ficha técnica:
ISBN: 978-85-68034-03-3
Páginas: 200
Formato: 20×80 x 13,80 x 1,20
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª Edição – 2014
Peso: 220,00g
Idioma: Português – Brasil

Nesta obra acompanharemos a saga de Baruch, o Teutônico, um judeu alemão que fora capturado pela inquisição na França, após ter sido obrigado a se converter ao cristianismo. Ao analisar o processo conduzido pelo Cardeal Jacques Fournier, que viria posteriormente a se tornar o Papa Bento XII, o autor desvela, aos poucos, o mecanismo de um tribunal inquisitorial, as técnicas usadas para obter confissões, as estruturas do palácio do cardeal e toda tecnologia do poder, composta por juristas, carcereiros, testemunhas, copistas, escribas, tradutores entre outros, sem se esquecer, é claro, do drama vivido pelo réu que precisou lutar para salvar sua vida numa batalha contra a poderosa Igreja, sendo forçado a escolher entre sua fé, indo para a fogueira, ou optando por abraçar o cristianismo e, assim, ser condenado por heresia.

Ficha técnica:
ISBN: 978-85-68034-04-0
Páginas: 120
Formato: 20×80 x 13,80 x 1,20
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª Edição – 2014
Peso: 220g
Idioma: Português – Brasil

O personagem desta obra traz um nome próprio, mas pode ser um, podem ser seis milhões, podem ser muito mais do que isso. Ahaßverus, o judeu errante, é a famosa figura da mitologia cristã – o judeu que observando Jesus na Via Sacra teria se negado a ajudá-lo quando solicitado, e, por isso, fora amaldiçoado pelo próprio Cristo a vagar pelo mundo como prova eternamente viva da crucificação. Mais do que um personagem histórico, Ahaßverus é a personificação metafórica da diáspora do povo judeu. Esta figura apareceu e desapareceu em diversos momentos da história para afirmar tanto a acusação de deicídio quanto como pretexto para justificar a destruição do templo de Jerusalém. Mas aqui, nesta obra de não-ficção, Ahaßverus não aparece como um, mas como vários que vagaram pelo tempo e pelo espaço testemunhando e registrando a História do Antissemitismo na Baixa Idade Média e nas primeiras décadas da Era Moderna. Personagens como Solomon Ibn Verga, Ascher ben Turiel, Samuel Usque e outros desvelarão episódios de massacres e perseguições que testemunharam durante suas existências. Se o Ahaßverus clássico era a testemunha ocular da Via Crucis de Jesus, todos estes Ahaßverus personificam as testemunhas oculares da Via Dolorosa de tantos indivíduos e comunidades judaicas.

Ficha técnica:
ISBN: 978-85-68034-02-6
Páginas: 150
Formato: 20×80 x 13,80 x 1,20
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª Edição – 2014
Peso: 200g
Idioma: Português – Brasil