Leonardo Perin Vichi, PhD

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ com doutorado sanduíche no Instituto de Ciência Política (Otto-Suhr-Institut für Politikwissenschaft) da Freie Universität Berlin – FUB, na linha de pesquisa: Sociedade e Poder com tese doutoral sobre II Guerra Mundial, Guerra Cultural, Operações Psicológicas, Propaganda e Intolerância Religiosa; Phd Candidate em Ciências Militares na linha de pesquisa Estudos da Paz e da Guerra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME com pesquisa doutoral em Comunicação Estratégica no Ciberespaço; Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, na linha de pesquisa: Discurso e Poder com dissertação sobre técnicas de tortura, inquisição, perseguição religiosa, narrativas e análise do Discurso. Bacharel em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com iniciação científica na área de Linguística Aplicada e Estudos Medievais. Perito Judicial e Extrajudicial em Linguística Forense pelo Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil – CONPEJ.

Foi Professor-Pesquisador Adjunto/Gestor de Pesquisa na Escola de Guerra Naval onde coordenou pesquisas sobre Segurança Marítima, Poder Marítimo, Cooperação Interagências e Cooperação Internacional, Processo Decisório e Consciência Situacional Marítima. É Coordenador na Linha de Defesa do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança do Departamento de Física da Universidade de São Carlos (NEEDS-DF-UFSCar), coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIEJ-UFRJ), editor-executivo da Revista Martin Buber de Estudos Judaicos da UFRJ. É professor de Linguística Forense da Pós-Graduação em Psicologia Forense da Universidade Santa Úrsula.

Desenvolve pesquisas e atua profissionalmente  nas seguintes temáticas:  Comunicação Estratégica, Guerra Cibernética e Guerra Eletrônica, Defesa Cibernética de Infraestruturas Críticas, Inteligência Cibernética: Operações Psicológicas e Operações de Informação e Desinformação em meios digitais, Linguística Forense e Análise do Discurso, Conflitos no Oriente Médio e conflitos internacionais.

Formação Profissional

Atividades Profissionais

Idiomas e Competência Linguística

Italiano
(Língua Materna 1)
0%
Português
(Língua Materna 2)
0%
Inglês
(Nível C2)
0%

Com Certificação de Proficiência TOEFL

Alemão
(Nível C1)
0%

Com Certificação de Proficiência Goethe-Zertifikat C1

Francês
(Nível B2)
0%

Com Certificação de Proficiência DELF – Diplôme d'Études en Langue Française B2

Hebraico
(Nível B2)
0%

Com Certificado Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Espanhol
(Nível B1)
0%